A empresa paulista Webproject acaba de anunciar o lançamento de seu visualizador BIM, baseado em IFC, totalmente integrado ao seu sistema de gestão.
A apresentação do visualizador BIM foi realizada em evento fechado promovido pela própria empresa em 3 de agosto de 2017, na Vila Olímpia, em São Paulo.
Trata-se da primeira ferramenta totalmente desenvolvida no Brasil que integra a gestão eletrônica de documentos (GED) para construção civil a um visualizador de modelos BIM. Tal solução funciona em qualquer dispositivo (computadores, tablets, celulares) e em qualquer plataforma (Windows, Mac Os, Android, iOS, etc.).
No visualizador BIM da Webproject é possível fazer a federação de modelos de diversas disciplinas, salvar ocorrências (já computacionalmente escritas no padrão .BCF) e ter acesso às informações dos objetos e seus conjuntos de propriedades.
É o mesmo que ocorre em plataformas estrangeiras consagradas, como a Trimble Connect, o BIM Plus, da Nemetschek, o A360, da Autodesk, o BIMSync, entre outras.
Os diretores da Webproject, Felipe Mesquita e Marcos Haffner, afirmam que o visualizador BIM ainda está em versão beta (porém com todas os recursos citados acima em funcionamento) e que contam com as sugestões de seus clientes para melhorar o desempenho da ferramenta.
Treinamento em BIM acelerou desenvolvimento do visualizador BIM
O produto começou a ser desenvolvido há apenas três meses e ganhou impulso após o treinamento em Coordenação e Compatibilização de Projetos em BIM realizado por nós, do TI Lab.
Durante o curso, Marcos e Felipe ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto e contaram com mais referências para dar andamento ao seu processo de pesquisa e desenvolvimento.
O professor deste curso e diretor do TI Lab, João Gaspar, foi um convidados do evento, e realizou a apresentação “Desmistificando o BIM“, em que trata de várias questões relacionadas ao tema.
Na palestra, Gaspar explicou que o objetivo do treinamento é fornecer repertório teórico e prático para que contratantes e projetistas que utilizarão BIM saibam como deverão escrever seus novos contratos, que terão como referência os novos processos de trabalho baseados em BIM.
Clique aqui para ver o Prezi desta apresentação.